facebookpixel

6º passo: A arte de lidar com pessoas e trabalhar em equipa

Esta introdução é sempre igual em cada podcast, então se já lês-te alguma das notas dos episódios anteriores, podes avançar para a próxima parte.

Oi, nós somos Lari e Hugo, nacionais do Brasil e de Portugal, respectivamente. Produzimos conteúdo para a internet a mais de cinco anos e ao longo dessa jornada nos especializamos em marketing, negócios e desenvolvimento humano, através não só da nossa faculdade, como também do mestrado e de todos os cursos que fizemos na área.

Acreditamos que todas as oportunidades que aparecem na nossa jornada devem ser aproveitadas, por isso, vivemos em mais de seis países ao longo do nosso percurso, como França, Finlândia, Inglaterra, Dinamarca, Portugal e Brasil.

Essas experiências de intercâmbios nos permitiram ver o mundo de outra forma e entender que a vida dos nossos sonhos éramos nós quem criaríamos. Começamos então a trazer esses conteúdos nas nossas redes sociais, canal no YouTube e podcast, e percebemos que, assim como nós, existiam vários outros jovens que queriam ir além, e o nosso sonho é os ajudar a dar os próximos passos.

Entendendo que poderíamos ajudar cada vez mais o nosso público, resolvemos criar a nossa empresa de empreendedorismo digital e desenvolvimento humano, quem tem como principal objetivo motivar, guiar e oferecer as ferramentas necessárias para essas pessoas irem além e viverem o seu máximo potencial, nessa nova era.

Nesse podcast nós compartilhamos de forma real e transparente a jornada de dois jovens empreendedores, além de muita informação e inspiração para quem quer criar a vida e carreira dos seus sonhos.

 

Sexto passo: Resumo

 

No sexto episódio do podcast nós falámos do quão importante é saber trabalhar em equipa, quer no trabalho, nos projetos e também na vida.

Muitas vezes podemos pensar que sozinho é tudo “melhor” e que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. Sabe que assim que o ego for posto parte, os resultados podem ser extraordinários.

Sozinhos vamos deixar muitas aprendizagens para trás, até porque a nossa opinião nunca vai ter meio de ser contestada. Sendo assim, tudo que falámos e fazemos sempre vai ser a “maneira certa”.

Isso não acontece quando trabalhamos em equipa, pois uma pessoa com uma personalidade diferente da nossa, diferentes aprendizados e vivências, vai-nos fazer sair da nossa linha de raciocino e expandir os nossos horizontes.

Mas fica sabendo que trabalhar em equipa não é fácil. Aprender a ouvir, saber receber criticas, confiar em mais alguém além de nós mesmos e comunicar de maneira assertiva são algumas das características que devem ser treinadas para tirar o maior proveito de trabalhar lado a lado com mais pessoas. Sim, dissemos “treinadas”, até porque ninguém nasce ensinado, muito menos com o “dom” de saber trabalhar em equipa.

Isto são algumas das coisas que podes encontrar ao longo deste podcast, e muito mais, desde muitas dicas sobre como trabalhar não só em equipa, mas também em casal… porque sim, existem várias diferenças.

 

Lições retiradas

 

  • Não ter medo de pedir ajuda: Muitas vezes pedir ajuda parece ser muito difícil, mas acredite em nos, isso é apenas o ego a falar. Pedir ajuda pode abrir portas que você nunca nem imaginava

 

  • Deus deu-nos dois ouvidos e uma boca por algum motivo: Conhece essa expressão? A verdade é que se o ser humano ouvir mais e falar um pouco menos, sua visão sobre qualquer problema torna-se muito mais ampla.

 

  • Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe: Trabalhar em equipa pode parecer algo mais “difícil” do que trabalhar sozinho e fazer tudo a nossa maneira. Mas acha que o aprendizado vai ser o mesmo? Além disso, ter apoio lutando ao seu lado, o céu vai ser o limite.

 

  • A tua verdade não é única verdade: Só porque tens razão em algum assunto, não significa que a outra pessoa esteja errada. Uma pessoa apenas, tem uma curta visão do mundo, porém, se juntares a visão de todas as pessoas de um grupo, o resultado será muito mais eficiente.

 

  • Auto-responsabilidade: Já paras-te para pensar que tomar responsabilidade pelos seus atos em vez de os justificar, pode gerar um efeito onda para quem está ao nosso lado? Já pensou que em vez de impor a sua razão, você pode saber guiar as pessoas?

 

O podcast também está disponível aqui

 

pastedGraphic.png

pastedGraphic_1.png

 

(não se esquece de nos deixar uma review, isso vai nos ajudar bastante 🙂)

 

Nota: O podcast é um programa de áudio digital que você pode ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja no ginásio, no banho, no trânsito, a cozinhar ou sempre que precisar de duas vozes amigas do seu lado.

 

Referências mencionadas neste episódio

 

 

Anfitriões do podcast

 

 

Esperamos que as lições retiradas do nosso sexto passo te inspirem e ajudem de alguma forma  🙂

Queríamos também agradecer por todo apoio que temos recebido pela vossa parte, é muito importante saber que não estamos a caminhar sozinhos 🙂

Tem um ótimo dia.

Com amor,

Hugo Mendes

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search