facebookpixel

Modelo de negócios: Como começar?

Antes de te explicarmos a nossa perspetiva sobre a importância de ter um modelo de negócios para a tua empresa ou marca pessoal, queremos que saibas uma coisa.

A finalidade principal de um modelo de negócios é dar-te uma imagem holística, ou seja, uma visão de grande plano do ambiente interno e externo do teu negócio.

Para nós, a sua criação representa o passo zero da concretização de qualquer objetivo. A altura em que é necessário deixar tudo muito bem estruturado para só depois ser possível pensar quais devem ser os próximos passos.

Então sem mais demoras, vamos conhecer o nosso #PassoZero.

 

Criar um modelo de negócios não é uma tarefa fácil

 

Existem muitas empresas com excelentes recursos tecnológicos e capacidade de inovar cada vez mais nos seus produtos, em serviços e em todo o processo de criação. Porém, muitas delas não conseguem sobreviver a longo prazo, mesmo que tenham todas as capacidades de inovar no mercado.

Então porque é que empresas renomadas e supostamente “fortes”, acabam por perder a sua vantagem competitiva?

A resposta é simples: estas empresas falham ao adaptar o seu modelo de negócios ao ambiente de mercado.

O que te vamos mostrar aqui, é uma maneira de conseguires criar e / ou adaptar um modelo de negócios à tua empresa, através de um exercício: O triângulo de St. Gallen.

Devido à sua redução para apenas quatro dimensões, o conceito é fácil de usar, mas ao mesmo tempo exaustivo ao ponto de te dar uma imagem clara de como será o teu modelo de negócios.

 

O Triângulo de St. Gallen

 

pastedGraphic.png

 

O triângulo de St. Gallen é um navegador de modelos de negócio que transforma o conceito de criação de uma ideia utilizando o poder da recombinação, numa metodologia fácil de usar. Dito isto, vamos conhecer melhor o modelo:

Ao responder a estas quatro questões, o teu modelo de negócios vai ficar mais tangível, e dessa forma vais ter um meio para repensar tudo que deve ser mudado e adaptado para corresponder às expectativas do mercado.

 

Resumo das dimensões

 

Quem? – Quem é o seu cliente alvo? – Todo o modelo de negócios serve um grupo de pessoas. Porém, é sempre necessário responder à questão: “Quem é o meu cliente?”. Ao deixarmos isto bem claro, é possível agora ver quem é afinal, o nosso cliente alvo.

O quê? – O que você oferece a esse cliente? – Esta dimensão serve para descrever o que é que negócio oferece aos clientes, ou até, o que é que os clientes mais valorizam. Aqui é possível mencionar todo o leque de produtos e/ou serviços que o negócio tem.

Como? – Como você oferece valor a esse cliente? – A terceira dimensão serve para deixares claro como é que a empresa consegue criar e distribuir valor para o consumidor. Esta dimensão só consegue ser 100% concluída depois de se deixar bem claro qual é o modelo de negócios pelo qual a empresa opera.

Valor – Como é criada a receita? – A última dimensão explica como é que o teu modelo de negócios é financeiramente viável (como a empresa ou marca pessoal vai fazer dinheiro).

 

pastedGraphic_1.png

 

Isto vai ser o início de algo magnífico

 

Nós queremos que, caso tenhas lido esse texto e não tenhas ainda ideia de algo que queiras colocar no mundo, que apliques este conceito a tudo na tua vida.

 

Mas como? Muito simples

 

O que nós mostrámos aqui foi, nada mais nada menos, do que uma orientação para começar qualquer coisa na vida, não só um negócio.

Se tens algum sonho, objetivo ou meta, sabe que tudo que é bom ou grandioso, nunca vem sem sacrifício e dedicação.

Então, como tu estudas (ou devias estudar) antes de fazer um exame na escola ou faculdade, é necessário “estudar” antes de correr atrás de um objetivo. Organização, deixar todos os passos escritos em papel para saberes o que fazer e quando fazer é essencial se queres manter o foco durante uma caminhada longa… desse jeito, dificilmente vais ficar desorientado quando alguma coisa não der certo.

Esperamos que este post te tinha ajudado e motivado a correr atrás de tudo que sonhas em concretizar!

Se gostas-te, não te esqueças compartilhar com os teus amigos e também de conhecer um pouco mais do nosso trabalho, através dos Podcasts e vídeos no YouTube semanais, e também o nosso Instagram 🙂

Com amor,

Hugo Mendes

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search