facebookpixel

Canal no YouTube: 6 passos essenciais para começar o seu

Se queres começar um canal no YouTube e não sabes como, então estás no lugar certo.  No post de hoje vamos falar-te os seis passos essenciais para começar um canal da melhor maneira possível.

Antes de mais quero que saibas que nós estamos imensamente felizes por tu teres decidido começar. Caso tenhas qualquer dúvida, podes sempre nos mandar mensagem no nosso Instagram Lari e Hugo, nós vamos adorar poder ajudar-te. Então, sem mais demoras, vamos para o que interessa!

 

1. Qual o conteúdo do canal no YouTube? – Nicho ou sub-nicho que quer abordar

 

O primeiro passo para começar o seu canal é saber qual o conteúdo que quer abordar. Para isso, é importante que saibas o que vamos te dizer neste tópico.

Criar um canal no YouTube nada mais é do que transmitir para o mundo, algo pelo qual tu já és apaixonado, ou que és bom a fazer. Sendo assim, as primeiras perguntas que tens de fazer a ti mesmo são:

 

  • Quais são as tuas principais habilidades?
  • E quais são as tuas principais paixões?

 

Depois de saber isso, chegou a hora de saber se a sua habilidade e/ou paixão pode transformar-se em lucro através da Internet, ou seja, mais especificamente, consegues fazer conteúdo com isso? E nesta parte queremos dar-te um spoiler. Tudo, tudo mesmo, é conteúdo. 🙂

Além disso…

Se te sentes perdido e não sabes como olhar para o teu “eu” interior para descobrir aquilo que realmente gostas, não stresses, nós podemos ajudar-te.

No sétimo episódio do podcast nós fomos a fundo sobre este tema e deixámos algumas perguntas chave que com certeza vão-te ajudar demais a conseguires encontrar o teu rumo.

 

  • O que é que farias de graça?
  • Quais são os teus hobbies/paixões?
  • Que informações os teus amigos te perguntam sempre?
  • Quais desses hobbies/paixões poderiam transformar-se em conteúdo para a Internet?
  • Quais os assuntos tens muito interesse e/ou muita informação?

 

Nicho e Sub-nicho

 

Quando tiveres uma ideia do conteúdo que queres criar para a Internet, é fundamental que saibas definir o teu posicionamento de mercado. Dito isto, o teu conteúdo vai-te posicionar num mercado de nicho ou de sub-nicho?

Antes de te explicarmos melhor esses dois conceitos, queremos que saibas que nenhum é melhor do que o outro, tendo cada um as suas vantagens.

Um mercado de nicho nada mais é do que um mercado de um tema geral.

“Como assim Lari e Hugo?” – Simples, se queres fazer vídeos sobre temas como por exemplo: humor, música, videojogos, culinária, cinema e etc – de um modo muito geral, então vais estar te posicionado num mercado de nicho! Isso pode trazer-te vantagens como o facto de atingires um público grande, até porque, quantas pessoas no mundo gostam de culinária por exemplo? Muitas.

Porém, não podes esquecer-te que estás a começar, e ao entrares num mercado tão amplo, a competitividade pode ser muito grande. Com isto não estamos a dizer que existe competitividade no YouTube, porque não existe. Cada um faz os seus vídeos com o seu toque especial, porém vais encontrar muitos mais canais que falam sobre videojogos em geral do que sobre somente Fifa 20, por exemplo.

E quanto ao mercado de sub-nicho? Então, como diz o nome, estamos a falar de algo bem mais especifico. Por exemplo, no nicho de culinária, fazer vídeos apenas sobre doces típicos de um estado do Brasil, por exemplo. Agora, como podes ver, estamos a falar de um mercado muito menor, onde provavelmente a competição e também a audiência vai ser também menor.

É crucial saberes onde o teu conteúdo se insere para assim nunca perderes o foco do tipo de vídeos que tens de fazer, pois quando não tens algo superior a orientar-te, é muito mais fácil perderes o rumo e começares a fazer vídeos completamente fora do contexto do canal.

 

2. Definir o seu público-alvo e persona

 

O segundo passo é definir o seu público-alvo e a sua persona.

“Mas isso não é a mesma coisa?” – Não, existem diferenças. Então vamos lá entender estes dois conceitos.

Começando pelo público-alvo. Este define de forma social, económica e demográfica de quem vai querer consumir o seu produto. Então ao definir o teu público-alvo, vais estar a obter vários tipos de informação do teu público, desde género, idade, país, formação, etc.

Mas falando de uma maneira mais prática e com um exemplo: Se, caso quisesses fazer conteúdo de beleza e moda em português, muito provavelmente o teu publico-alvo será meninas adolescentes e jovem adultas, de Portugal, no ensino secundário ou universidade. Deu para entender? 🙂

Passando agora para a persona, esta é uma versão bem mais detalhista do conceito anterior. O conceito de persona foi elaborado para conseguirmos entender quem é o seu consumidor e assim podermos responder melhor as suas necessidades.

 

Ao criares a tua persona podes obter ainda mais informações do que quando defines o teu público-alvo, tais como:

  • Ter um nome fictício para facilitar a conexão?
  • Qual é a sua profissão?
  • O que pensa e sente?
  • Os seus hábitos de compra e estilo de vida?
  • O que vê no seu dia a dia?
  • As redes sociais que usa?
  • O que faz nos tempos livres?
  • Quais são suas necessidades?
  • O que pensa?
  • Quais as suas dores?
  • O que ouve no seu dia a dia?
  • O que costuma falar e fazer?

 

Então, como podes ver, este conceito pode trazer-te uma visão muito mais ampla de quem é a pessoa que vai estar atrás do ecrã a assistir o teu conteúdo.

 

3. Escolher o nome do canal no YouTube

 

E chegou a hora de escolher o nome do canal. Não te esqueças que a partir do momento que escolhes o nome do canal, esse vai ser o nome pelo qual vais ser reconhecido, então pode ser desde uma alcunha (apelido) ou o teu verdadeiro nome – que te vai posicionar como uma marca pessoal, ou seja, a tua imagem estará ligada ao conteúdo que crias.

Por outro lado, se não queres a tua imagem associada ao teu negócio, podes sempre criar um canal comercial onde não precisas de linkar a tua imagem pessoal.

Para teres uma ideia mais clara, se querer criar um canal de culinária, por exemplo, existe muita diferença ente “João Sousa na Cozinha” para “Dicas de culinária práticas”.

 

4. Definir a identidade visual do canal

 

O nome está escolhido? Ótimo! Agora chegou a altura de criares a tua identidade visual.

Teres uma identidade visual é fundamental para criares uma imagem clara de quem és, o que fazes e de que maneira o fazes. A verdade é que hoje em dia é necessário passar uma imagem “clean”, organizada e com qualidade de tudo que é produzido, pois a verdade é que os teus subscritores vão consumir com os olhos através de um ecrã, por isso faz questão de passar algo “lindático” (lindo + fantástico).

Para começares, a nossa melhor recomendação é que uses o Canva Pro, pois é a ferramenta que usámos e facilita demais o nosso trabalho. Ao clicares na imagem abaixo podes experimentar por 30 dias grátis. Podemos-te dizer que nos ajuda muito, pois nos permite deixar salva a nossas fontes e cores (que escolhemos ao criar a identidade visual do nosso projeto) e assim, manter a padronização do nosso trabalho e da criação das nossas capas e banner do canal.

 

pastedGraphic.png

 

5. Criar o banner e escrever o “sobre” do canal no YouTube

 

O quinto passo é criar um banner para o canal, o que requer a tua criatividade! No banner podes deixar muitas informações desde os dias em que sai videos novos, horários e muito mais!

 

Podes encontrar todas as dimensões no suporte do YouTube aqui.

 

O nosso foi criado através do Canva Pro e lá tens bastantes ideias de como podes criar um banner fantástico que consiga definir a tua personalidade.

Quanto ao “sobre” do teu canal no YouTube, aqui tens espaço para escreveres do que se trata o teu canal. Por exemplo, podes falar sobre o que pretendes trazer para o teu público e também outras plataformas digitais onde te podem encontrar, além de poder divulgar quais vídeos recomendas ao teu público.

 

6. Comprar os materiais necessários (se quiser)

 

O último tópico não é essencial, pois podes criar conteúdo através do teu telemóvel (celular) e não precisas de comprar mais nada. Porém, aqui entra a parte da qualidade, ou seja, quando achares que for a altura de melhorar a qualidade do canal e quiseres investir, existem vários produtos que te podem ajudar a dar o próximo passo.

No vídeo abaixo você pode conferir todos equipamentos e softwares que precisa para começar um canal no youtube, e o que pode precisar quando quiser fazer um upgrade de qualidade:

 

Espero que este post te tenha ajude a dar o primeiro passo e a seguires o teu sonho de começar a criar conteúdo para a Internet.

Vejo-te no próximo post.

Com amor,

Hugo Mendes

Start typing and press Enter to search