facebookpixel

Faculdade em Portugal para maiores de 23 anos

 

Se você tiver mais de 23 anos e for considerado estudante internacional, poderá entrar na faculdade em Portugal com a sua nota do ENEM. Porém, caso seja considerado estudante nacional, não poderá se candidatar através dos exames nacionais, e deverá realizar o concurso especial para maiores de 23 anos, na universidade que pretende estudar.

Neste post te explicaremos tudo o que precisa saber sobre esse concurso.

 

Quem pode se candidatar através do concurso especial para maiores de 23 anos?

De acordo com a Universidade do Porto:

“O concurso abrange os estudantes que, cumulativamente:

  • Tenham mais de 23 anos (completados até 31 de dezembro do ano que antecede o concurso);
  • Não sejam titulares da habilitação de acesso ao ensino superior;
  • Tenham obtido aprovação nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a sua frequência do ensino superior, realizadas na U.Porto;
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo curso pretendido.
  • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional.”

 

Como funciona o processo de candidatura para o concurso especial para maiores de 23 anos?

É importante saber que você terá que realizar alguns testes específicos.  Eles dependem do curso que deseja e são feitos diretamente com a universidade, o que valerá como parte da sua nota. Por fim, eles irão avaliar o seu currículo profissional e académico e farão uma entrevista com você, o que valerá como a outra parte da sua nota de ingresso.

 

Como posso estudar para esses testes?

Algumas universidades (inclusive a Universidade do Minho, que é onde fizemos a nossa licenciatura), oferecem um curso de preparação para maiores de 23 anos.

Ao realizar esse curso você estará durante um ano tendo aulas e realizando testes. Dessa maneira, o seu resultado será avaliado juntamente com a entrevista e seu currículo. Um colega pessoal nosso entrou no curso de marketing através desse curso e se você tiver essa possibilidade, te recomendamos realizar.

 

Conclusão

Nós esperamos de verdade ter conseguido ajudar com as informações deste post. Não esquece que aqui no site você também tem outros posts importantes. Temos o guia completo para fazer mestrado em Portugal e o passo a passo completo para estudar em Portugal, onde falamos de acomodação, visto, custos, passagens, termos técnicos e como funciona o ensino em Portugal. Realmente te aconselhamos conferir.

Por fim no nosso canal no Youtube temos uma playlist chamada “Faculdade em Portugal” onde você pode encontrar tutoriais, vlogs e todas as informações necessárias para realizar esse próximo passo. Para concluir, temos também outra playlist chamada “Morar Em Portugal” que acho que você vai gostar.

Com amor,

Lari e Hugo

Share with

This post has 2 comments

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search