facebookpixel

Transferir a faculdade do Brasil para Portugal

Processo para transferir a faculdade do Brasil para Portugal

Se você já está fazendo um curso superior no Brasil e quer transferir a sua faculdade para Portugal, podemos te dizer que é sim possível e te ensinaremos como agora.

O primeiro passo é que você realize todo o processo completo de candidatura à faculdade no país, como se fosse entrar no primeiro ano do ensino.

 

 

Depois de você realizar a candidatura, ser aceito, conseguir o visto e entrar no país, estará na hora de pedir a equivalência das disciplinas que já cursou no Brasil.

ATENÇÃO: Caso você queira estudar medicina em Portugal tem uma grande chance de não conseguir equivalência nenhuma, pois o curso é muito específico e exigente, por isso não recomendamos arriscar. O melhor neste caso é recomeçar do zero.

Como é o processo para pedir a equivalência?

Antes de você sair do Brasil deverá ir na sua faculdade pedir o conteúdo programático e/ou a ementa do seu curso, pois esse será o documento que a universidade em Portugal lhe pedirá para efetuar a equivalência.

Esse documento oficial deve mostrar todas as disciplinas que você já fez, constando a sua classificação final, e mencionando que as notas naquela universidade são de 0 a 10 ou 0 a 100. Além disso, deve também mostrar os seus ECTS (créditos) para cada curso e preferencialmente uma descrição de cada curso. Por fim, esse documento tem que ser o OFICIAL e apostilado pela Apostila de Haia em um cartório.

Chegando em Portugal você vai entregar esse documento para a universidade e eles vão te dar as equivalência do que acharem que é válido. Você não tem como saber se vai conseguir equivalência de tudo, porque a universidade que decide.

Conclusão

Nós esperamos de verdade ter conseguido ajudar com as informações deste post. Não esquece que aqui no site você também tem outros posts importantes. Temos o guia completo para fazer mestrado em Portugal e o passo a passo completo para estudar em Portugal, onde falamos de acomodação, visto, custos, passagens, termos técnicos e como funciona o ensino em Portugal. Realmente te aconselhamos conferir.

Caso queira saber quais os 5 melhores lugares para estudar em Portugal com o ENEM clique aqui para baixar o nosso e-book gratuito!

Por fim no nosso canal no Youtube temos uma playlist chamada “Faculdade em Portugal” onde você pode encontrar tutoriais, vlogs e todas as informações necessárias para realizar esse próximo passo. Para concluir, temos também outra playlist chamada “Morar Em Portugal” que acho que você vai gostar.

Com amor,

Lari e Hugo

Share with

This post has one comment

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search