facebookpixel

Como estudar Medicina em Portugal (gratuitamente)

 

Regras para estudar medicina em Portugal

Medicina é um curso de Mestrado integrado em Portugal (você saí com titulo de mestre) e tem duração de seis anos. Por lei, as universidades portuguesas não permitem que estudantes internacionais entrem no curso de medicina, portanto para você conseguir se candidatar deve realizar os exames nacionais do país, e não pode se candidatar com a sua nota do ENEM, como poderia se fosse para outro curso.

Depois confira o post sobre o processo de candidatura com os exames nacionais,  pois lá explicamos em detalhes como você deve realizar a sua candidatura e como estudar para as provas que terá que fazer em Portugal.

Porém, é importante mencionar aqui que 50% da sua nota de ingresso para a universidade será da sua média do ensino secundário (ensino médio) e os outros 50% serão das notas dos seus exames nacionais. Dessa forma, se você não tiver notas boas no ensino médio, te aconselhamos repetir o teu ensino médio em Portugal. Isso porque somente se você tiver notas acima de 18 ou 19 terá a mínima chance de entrar no curso de medicina. Isso acontece porque a faculdade no país é altamente concorrida.

Entenda mais sobre o sistema de notas e sobre como funciona o ensino do país no passo a passo completo para estudar em Portugal

Atenção: Se o seu interesse for pedir equivalência de disciplinas de medicina que já venha a ter cursado no Brasil, cuidado, pois tem uma grande chance de não conseguir equivalência nenhuma, pois o curso é muito específico e exigente, por isso não recomendamos arriscar. O melhor neste caso é recomeçar do zero.

 

Estudar medicina em Portugal se…

 

… você ainda estiver no ensino médio

No caso de quem ainda está no ensino médio e sonha fazer medicina em Portugal, aconselhamos ir o mais rápido possível para Portugal fazer ou concluir o ensino médio no país, pois as aulas são preparatórias para os exames nacionais. Se não for possível, estude muito para ter notas sempre acima de 18 (9 no Brasil).

Ao se matricular numa escola secundária em qualquer cidade de Portugal você consegue um certificado de matricula e assim pode conseguir uma autorização de residência. Sendo residente há mais de dois anos no país você pode realizar os exames nacionais. Entenda mais sobre legalização e acomodação nesse post.

 

… você já tiver concluído o ensino médio

No caso de quem já concluiu o ensino médio e não tem notas boas, existem duas opções:

  • Refazer os três anos de ensino médio normalmente no ensino para adultos
  • Realizar provas a cada três meses durante um ano, sem ter aulas, para conseguir uma nova média do ensino médio

Algumas escolas secundárias em Portugal oferecem um ensino para adultos (que costuma ser pós-laboral). Nesse caso você pode repetir o seu ensino médio em Portugal do zero, tendo aulas e realizando provas, ao mesmo tempo que se prepara para os exames nacionais.

A outra opção é repetir o seu ensino médio ao longo de somente um ano, porém nem todas as escolas oferecem essa possibilidade. Nesse caso você não terá aulas, mas realizará testes a cada três meses, e dessa forma conseguirá uma nova média que vai ser usada juntamente com as notas dos seus exames nacionais, para você entrar em medicina.

Da mesma forma que mencionamos no tópico anterior, repetimos: Ao se matricular numa escola secundária em qualquer cidade de Portugal você consegue um certificado de matricula e assim pode conseguir uma autorização de residência. Entenda mais sobre legalização e acomodação nesse post.

 

… você tiver mais de 23 anos

O concurso de acesso à maiores de 23 anos é para estudantes nacionais, por via de regra deveria ser uma possibilidade para quem deseja fazer medicina em Portugal. Porém devemos perceber que medicina é um curso altamente concorrido, por isso são raros os casos de faculdades que disponibilizam vagas para maiores de 23 anos. Nesse caso te aconselhamos conferir em cada universidade se existe essa possibilidade.

 

Como conseguir ser considerado aluno nacional

Como mencionamos anteriormente, você deverá ser considerado aluno nacional para entrar no curso e estudar medicina. Portanto, caso não se enquadre nos pré-requisitos de um aluno nacional mencionados neste post, a solução será:

  • Residir legalmente no país durante pelo menos dois anos antes de se candidatar para medicina
  • Conseguir uma autorização de residência e pedir o estatuto de igualdade de direitos e deveres (o processo deve demorar cerca de um ano)

Nas situações mencionadas acima ou caso você tenha nacionalidade europeia, você terá direito de realizar os exames nacionais e concorrer à faculdade e estudar medicina em Portugal. Falamos mais sobre legalização nesse post.

Confira agora o vídeo onde explicamos melhor como entrar na faculdade de medicina em Portugal:

Bolsa de estudo ou ensino 100% gratuito para cursar medicina

Como você terá que realizar o concurso nacional de acesso (exames nacionais) para entrar em medicina, pagará também como qualquer outro português. O valor das propinas depende de cada universidade e está sempre listado nos sites das mesmas.

Caso consiga provar que não tem condições de pagar o ensino, pode se candidatar à bolsa de estudos da DGES, e falamos melhor sobre isso no post sobre bolsas de estudo em Portugal. Com isso o seu ensino pode vir a ser mais barato ou até mesmo gratuito.

 

Conclusão

Nós esperamos de verdade ter conseguido te ajudar com as informações deste post. Não esquece que aqui no site você também tem outros posts importantes. Temos o guia completo para fazer mestrado em Portugal e o passo a passo completo para estudar em Portugal, onde falamos de acomodação, visto, custos, passagens, termos técnicos e como funciona o ensino em Portugal. Realmente te aconselhamos conferir.

Caso queira saber quais os 5 melhores lugares para estudar em Portugal com o ENEM clique aqui para baixar o nosso e-book gratuito!

Por fim no nosso canal no Youtube temos uma playlist chamada “Faculdade em Portugal” onde você pode encontrar tutoriais, vlogs e todas as informações necessárias para realizar esse próximo passo. Para concluir, temos também outra playlist chamada “Morar Em Portugal” que achamos que você vai gostar.

Com amor,

Lari e Hugo

Share with

This post has 2 comments

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search