facebookpixel

Estudar em Portugal de graça – Bolsas de estudo

 

Sonha em estudar em Portugal, mas não sabe se vai caber no seu bolso? Então confira este post, pois vamos te falar dos preços e de formas de conseguir bolsas de estudo no país.

É importante começar explicando que para estudar em Portugal, você pode se candidatar como estudante nacional (pelos exames nacionais ou concurso para maiores de 23 anos) ou como estudante internacional (pelo ENEM).

 

Diferenças de preços para estudantes nacionais e internacionais

 

A vantagem de se candidatar como estudante nacional é que você pagará bem menos do que um estudante internacional e poderá ter acesso a bolsa de estudos da DGES, caso comprove que não possui renda suficiente para manter os seus estudos. Porém, caso não seja residente português a mais 2 anos, possua nacionalidade europeia, portuguesa ou o estatuto de igualdade de direitos e deveres, será obrigatoriamente  considerado um estudante internacional.

 

Os valores da propina são em média:

 

Estudantes nacionais – entre 697 a 1400 euros ao ano, com a opção de ser gratuito pela bolsa DGES.

Estudantes internacionais- entre 1500 a 6500 euros ao ano.

*Esses valores podem ser pagos integralmente ou parcelados em até 10 vezes, na maioria das universidades.

 

Descontos e bolsas de estudo para brasileiros

 

No caso de ser considerado estudante internacional você poderá conseguir melhores preços em algumas universidades que oferecem descontos para brasileiros, como é o caso da Universidade do Porto, ou então em universidades que oferecem bolsas de estudo ou de mérito, como a Universidade de Aveiro.

Alma disso, os institutos politécnicos em alguns casos podem ser bem mais baratos do que as universidades, como é o caso do Instituto politécnico do Cavado e Ave.

 

Como conseguir estudar em Portugal de graça, mesmo sendo considerado estudante internacional?

 

Depois dessa dica acho que você vai nos amar para sempre!

É o seguinte… Portugal e Brasil são BFF’s e eles tem um acordo. Brasileiros maiores de idade que vão para Portugal podem conseguir um estatuto de igualdade de direitos e deveres, tendo os mesmos direitos que qualquer português. Nesse caso terá que entrar como um nacional e por isso irá pagar as propinas como um nacional. Portanto, pagará mais barato na maioria dos casos.

 

  • Se você tiver o estatuto de igualdade, não poderá mais se candidatar através do ENEM, ok?

 

Mas essa não é a cereja do bolo não! Tendo como comprovar que não tem renda suficiente para bancar os estudos pode se candidatar à bolsa DGES e eles vão avaliar a sua situação.… podendo assim conseguir um ensino gratuito ou quase.

Porém, o estatuto de igualdade demora alguns meses para ficar pronto e para você ser elegível tem que ter uma autorização de residência em Portugal, portanto tem que ser residente legal no país. Se você tem essa possibilidade de conseguir uma residência e não se importa em esperar mais tempo para entrar no ensino superior, essa é uma boa opção.

 

  • Essa opção é interessante para quem quer realizar ou repetir o seu ensino médio em Portugal

 

Isso é bem comum para quem quer aumentar a sua média do ensino médio, dado que ela é usada na nota de candidatura pelos exames nacionais.

Se optar realizar ou repetir o ensino médio no país, deve pedir uma autorização de residência como estudante pela sua matricula na escola. Depois solicitar o estatuto de igualdade e realizar os exames nacionais,  entrando e pagando como estudante nacional na universidade.

 

Saiba mais sobre estudar em Portugal de graça nesse vídeo

Conclusão

Nós esperamos de verdade ter conseguido te ajudar com as informações deste post. Não esquece que aqui no site você também tem outros posts importantes. Temos o guia completo para fazer mestrado em Portugal e o passo a passo completo para estudar em Portugal, onde falamos de acomodação, visto, custos, passagens, termos técnicos e como funciona o ensino em Portugal. Realmente te aconselhamos conferir.

Caso queira saber quais os 5 melhores lugares para estudar em Portugal com o ENEM clique aqui para baixar o nosso e-book gratuito!

Por fim no nosso canal no Youtube temos uma playlist chamada “Faculdade em Portugal” onde você pode encontrar tutoriais, vlogs e todas as informações necessárias para realizar esse próximo passo. Para concluir, temos também outra playlist chamada “Morar Em Portugal” que achamos que você vai gostar.

Com amor,

Lari e Hugo

Share with

This post has 2 comments

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search