facebookpixel

Bolsas de estudo para fazer mestrado em Portugal

Quanto custa o mestrado em Portugal?

O valor do mestrado difere caso você seja considerado aluno nacional ou internacional. É considerado aluno nacional quem, por exemplo:

  • Possuir nacionalidade Portuguesa ou de qualquer país que pertença a União Europeia;
  • Residir em Portugal há mais de dois anos;
  • Beneficia do estatuto de igualdade de direitos e deveres entre Portugal e Brasil;

Então, no caso dos alunos nacionais o valor costuma ser entre 1000 a 1800 euros por ano. Já alunos internacionais costumam pagar entre 3000 a 6000 por ano. Além disso, os valores podem-se parcelar até 10x.

Clique aqui caso você queira saber o processo de candidatura para fazer mestrado em Portugal

 

Bolsas de estudo e descontos para fazer mestrado em Portugal

Ainda que o valor a ser pago seja mais elevado no caso de um aluno internacional, existe também a possibilidade descontos ou bolsas.

No momento em que esse post foi escrito, a Universidade do Porto está oferecendo 50% de bolsa para alunos de países que falam a língua portuguesa, como o Brasil. Por outro lado, a Universidade de Aveiro oferece a possibilidade de você pagar como um estudante nacional caso possua notas acima de 14. A Associação de Universidades Ibero-Americanas de pós-graduação (AUIP)  também oferece uma bolsa na qual você pode pagar como estudante nacional. Além disso, também é importante mencionar que alguns institutos politécnicos oferecem preços mais acessíveis, como é o caso do Instituto Politécnico do Cavado e Ave.

Além disso, no caso de você ser considerado estudante nacional pode se candidatar à bolsa de estudos do Departamento Geral do Ensino Superior (DGES) onde eles irão avaliar a sua situação financeira pessoal e podem lhe oferecer até 100% de bolsa, caso considerem que você precisa do apoio.

Esses são alguns exemplos que tenho sobre bolsas de estudo e descontos. O maior conselho que nós temos para te dar é: olhe o site de todas as universidades e de todos os institutos politécnicos que conseguir, pois lá vai obter informações valiosas, inclusive sobre como pagar mais barato. A verdade é que só você sabe o curso e universidade que deseja, e baseado nisso conseguirá informações únicas para o seu caso.

 

Mais informações importantes sobre fazer mestrado em Portugal

Confira o passo a passo completo para estudar em Portugal caso tenha interesse em saber mais sobre, por exemplo:

  • Funciona o ensino em Portugal
  • Conseguir acomodação
  • Se legalizar
  • Comprar o voo
  • Trabalhar e estudar
  • Custo de vida

No nosso canal no youtube temos uma playlist chamada “faculdade em Portugal” e outra chamada “morar em Portugal” que contém muitas informações importantes, por isso, te aconselhamos a ir lá conferir.

Esperamos que este post te ajude! .

Com amor,

Lari e Hugo

Share with

This post has 2 comments

Deixe uma resposta

Start typing and press Enter to search